terça-feira, 2 de setembro de 2014

Raça da Semana - Shiba


  • País de Origem: Japão
  • Tamanho: Médio
  • Área de Criação: Pequena
  • Temperamento: Equilibrado
  • Atividade Física: Intensa


UTILIZAÇÃO: caça e companhia
TAMANHO: 40 cm para machos e 37 cm para fêmeas
PESO: 7,5 a 10,5 quilos
ASPECTOS GERAIS: porte pequeno, proporcional, de estrutura robusta, boa ossatura e bem musculoso. Apresenta uma expressão ingênua e belos movimentos. É esperto, de sentidos aguçados, muito atento e ativo.
PELAGEM: dupla, com subpelo macio e denso e pelo áspero e reto. Os pelos da cauda são ligeiramente mais longos. A cor pode ser vermelha, branca, preta, preta e castanho e ainda tigrado (preto, vermelho, branco, etc)
LONGEVIDADE: 10 a 12 anos.
TEMPERAMENTO: corajoso, bom caráter, digno, independente, reservado com estranhos e afetivo com os donos.

A raça é considerada a mais antiga e menor entre os cães japoneses, sendo desenvolvida a partir dos ancestrais do atual Shiba. Originalmente, tinha aparência bem diferente dos elegantes Shibas de hoje. Como habitava as montanhas, era um cão rústico e de ossatura mais pesada, empregado basicamente em caçadas. Ao término da Segunda Guerra Mundial, esse animal quase foi extinto e os remanescentes que sobraram pertenciam a três linhagens de sangue diferentes: O San In Shiba, o Mino Shiba e o Shin Shu Shiba, que era o mais popular no Japão. Foi a partir dessas variedades que se originou o Shiba como se conhece atualmente. A raça passou a ter esse nome em torno de 1920 e, em 1936, foi proclamada produto precioso natural da Nação Japonesa, tendo assim o reconhecimento oficial.
Cheio de qualidades, o Shiba é um cão corajoso, de bom caráter, digno, de natureza independente, reservado com estranhos e afetivo com os que ganham seu respeito. Ele se mostra ainda excelente para desempenhar tarefas de guarda e companhia.


Informações e Conteúdo: Anuário de Cães 2013 - Editora Minuano
Equipe Dog Passeio