segunda-feira, 23 de junho de 2014

Raça da Semana - Spitz Japonês Anão


  • País de Origem: Japão
  • Tamanho: Pequeno
  • Área de Criação: Pequena
  • Temperamento: Eqilibrado
  • Atividade Física: Moderada



UTILIZAÇÃO: companhia.
TAMANHO: 30 a 38 cm.
PESO: 5 a 6 quilos.
ASPECTO GERAIS: porte pequeno, de estrutura quadrada, com os pés pequenos e redondos, como dos gatos. A cabeça lembra a de uma raposa, com olhos ovalados e escuros, orelhas pequenas, eretas e pontudas. A calda é portadora alta e curvada sobre o dorso. 
PELAGEM: dupla com subpelo denso e macio e pelo longo, grosso e eriçado. A cor cor é branca pura.
LONGEVIDADE: 10 a 12 anos.
TEMPERAMENTO: alerta, alegre, afetivo e inteligente.

Acredita-se que a raça tenha origem nos Spitzs Alemães de grande porte, levados da Sibéria e nordeste da China para o Japão, por volta de 1920. Em 1925, um casal de Spitz branco foi importado do Canadá. Apesar da grande semelhança física com o Samoieda, esse cão é consideravelmente menor e muito valente. A raça se popularizou no Japão em torno 1950 e, embora atualmente o número de exemplares tenha declinado na sua terra de origem, está crescendo na Europa e na América do Norte.
Suas enormes qualidades são responsáveis por esse crescimento em sua fama. Ele é alerta, de ouvido aguçado, sempre dando alarme quando estranhos se aproximam. Além de ser alegre, afetivo e inteligente.

RECONHECIMENTO
Embora existissem no Japão cães brancos do tipo Spitz (provavelmente descendentes do Samoieda), a raça só se estabeleceu depois da Segunda Guerra Mundial e o padrão oficial foi estabelecido pelo Kennel Clube, em 1948. O Kennel Inglês reconheceu a raça em 1977 e hoje o Spitz Japonês está bem estabelecido também nas ilhas inglesa.



Informações e conteúdo: Anúario de Cães 2013 - Editora Minuano
Equipe: DOG PASSEIO