segunda-feira, 31 de março de 2014

Raça da Semana - Cavalier King Charles Spaniel







  • País de Origem: Grã-Bretanha
  • Tamanho: Pequeno
  • Área de Criação: Pequeno
  • Temperamento: Dócil
  • Atividade Física: Moderada




  • UTILIZAÇÃO: Companhia.
    TAMANHO: 30 a 33 cm.
    PESO: 5,4 a 8 quilos.
    ASPECTOS GERAIS: pequeno, bem proporcionado e de expressão doce.
    PELAGEM: longa, sedosa, macia, permitindo-se leves ondas. Franjas longas nas orelhas, membros e cauda. Franja nas patas é considerada uma qualidade. A cor pode ser bleinheim, com marcações em castanho-avermelhado distribuidas em um fundo branco-perola; rubi, com vermelho sólido bem forte; preta e canela, preta com marcações em castanho acima dos olhos, faces, interior das orelhas, no peito, pernas e sob a cauda; tricolores, com marcações preta e castanha e com o preto bem distribuido em fundo branco-pérola.
    LONGEVIDADE: 10 a 12 anos.
    TEMPERAMENTO: alegre, amistoso, dócil, ativo, gracioso, gentil e afetuoso. 

    Acredita-se que seja uma raça muito antiga. Os primeiros indícios de cães com a aparencia do Cavalier original datam do século 15. Tapeçarias do século15 e 16 trazem caezinhos semelhantes aos Cavalier King Charles Spaniel ao lado de crianças das famílias da corte. Era uma raça considerada ''de luxo'', pois o povo em geral não tinha condições de manter e alimentar um cão que não fosse usado no trabalho.
    Ele se tornou o animal favorito do Rei Charles I, da Inglaterra, e daí a origem do nome. A Rainha Vitória também era fã da raça e, durante toda a sua existência, mostrou o interesse em desenvolver e criar esses cães para exposições. Esse trabalho ajudou a mudar radicalmente a forma original do cão, o transformando num cão com a cabeça em forma de domo com focinho curto e voltado para cima (arrebitado) e ligeiramente prognata, que hoje é conhecido como English Toy Spaniel. Essa raça se tornou tão popular que a versão original do Cavalier praticamente desapareceu. Em 1920, o americano Mr. Roswell Eldridge foi à Inglaterra para tentar encontrar a raça. Essa atitude gerou o interesse de reviver a forma original do Spaniel. Como companhia, os exemplares da raça se mostram excelentes. São alegres, amistosos, dócies, sem nenhuma tendência para timidez e muito corajosos.

    CLUBE ESPECIALIZADO
    Em 1928, o Cavalier King Charles Spaniel Club, foi fundado na Inglaterra e em 1944 a raça foi reconhecida pelo Kennel Clube.


    Informações e conteúdo: Anuário de Cães 2013 - Editora Minuano


    Equipe: Dog Passeio