segunda-feira, 29 de julho de 2013

Raça da Semana - Bernese Mountain Dog

  • País de Origem: Suíça
  • Tamanho: Grande
  • Área de Criação: Grande
  • Temperamento: Dócil
  • Atividade Física: Intensa



UTILIZAÇÃO: tração, pastoreio, guarda e companhia.
TAMANHO: 64 a 70cm machos e 58 a 66cm para fêmeas.
PESO: proporcional ao tamanho e estrutura.
ASPECTOS GERAIS: porte grande, forte e balanceado. Apresenta agilidade tanto para pastoreio quanto para tração em regiões motanhosas.
PELAGEM: grossa e de tamanho médio, podendo ser lisa ou levemente ondulado. É um cão tricolor, com predominância da cor preta e manchas ruivas e brancas.
LONGEVIDADE: 12 a 13 anos.
TEMPERAMENTO: inteligente, dócil, companheiro e exige muito a presença dos donos.

Um dos cães montanheses mais conhecidos e apreciados da Suíça, o Bernese Mountain Dog é também chamado de Boiadeiro Bernês ou Bouvier Bernesiano. Mas o primeiro nome dado a esses cães de aparência aristocrática foi Durrbachler, o mesmo do albergue Durrbach, local em que foram difundidos e onde eram utilizados para as funções de guarda, tração e rebanho. Acredita-se que seus antepassados tenham sido levados à Suíça há mais de 2 mil anos, por soldados romanos invasores, e lá teriam cruzado com pastores nativos, originando a raça. Originalmente foi muito utilizado como cão de tração e de guarda nas fazendas. Até pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a raça foi quase extinta , mas alguns criadores, liderados por Franz Schertenleib, a recuperaram. A raça passou a participar de exposições no início do século XX. Em 1907, com a fundação do Clube Suíço de Durrbachler, os padrões da raça passaram a ser fixados e os suíços começaram a tê-los como cães de companhia em casa. Apesar disso, a sua função de cão boiadeiro nas fazendas ainda persiste.

Grande Coração
O porte pode até colocar medo à primeira vista, mas a verdade é que um Bernese tem a índole tão bela quanto a aparência. Dócil e sempre bem disposto, é um cão que se apega muito ao dono. Por isso, é geralmente mantido dentro de casa, criado como membro da família. Com crianças, apesar do tamanho, é bastante amável, brincalhão e companheiro. Vive em harmonia também com outros animais, sejam de outra ou da mesma espécie. Mesmo com todas essas qualidades, a raça não é muito difundida no mundo. Poucos são os exemplares que vivem fora da Suíça.


Informações e conteúdo: Anuário de Cães 2013 - Editora Minuano