Bassê
Origem:
A origem do basset continua envolvida em alguma controvérsia. No entanto, a maioria dos criadores acredita que a sua origem poderá estar num cruzamento entre o saint-hubert e o bloodhound.
Temperamento:
Dado o seu temperamento, tem sido, desde há muitos anos, criado como cão de companhia. Ao contrário do que o seu aspecto pode fazer parecer, o basset é bastante ágil e muito robusto, não sendo raro liderar as matilhas durante as caçadas.
Foi uma das raças eleitas pela nobreza inglesa para a caça de raposas, faisões e lebres, entre outras espécies. Isto porque é um cão dotado de um faro apuradíssimo que, para além de descobrir o rasto dos animais, entra destemidamente nas suas tocas, fazendo a caça sair.
Por detrás do seu ar aparentemente triste, melancólico, mas também imensamente doce, esconde-se um animal extremamente brincalhão, alegre e de grande fidelidade ao dono.
Com estranhos, tem um temperamento muito dócil e cativa com muita facilidade mesmo aqueles que normalmente não ligam a cães.
É um óptimo companheiro para as crianças, já que tenta interagir e brincar com elas, sendo incapaz de reagir com agressividade, por muito que seja «torturado».
Altura média em adulto:
35 cm
Peso médio em adulto:
20kg
Cores mais comuns:
Com um pêlo muito curto e liso, pode ser bicolor ou tricolor, respectivamente branco com manchas castanhas, ou com manchas castanhas e pretas.
Esperança de vida
Cerca de 12 anos
CRÉDITOS: http://www.bicharada.net/
EQUIPE: DOG PASSEIO